Interpretação de Requisitos e Formação de Auditor Interno da Norma SAE AS9100D:2016

12 de março de 2025

Interpretação de Requisitos e Formação de Auditor Interno da Norma SAE AS9100D:2016

DIAS 12, 13 e 14 de Março/2025

HORÁRIO: DAS 08H30 ÀS 17H30 – CARGA HORÁRIA 24H

HÍBRIDO – CIESP S.J.CAMPOS (Escolha sua modalidade: On-line ou Presencial)

 

O CIESP SJC reserva-se o direito de alterar local, datas, horários, metodologia ou cancelar o curso, conforme o número de interessados.

 

OBJETIVO

Capacitar envolvidos na Gestão da Qualidade em Organizações de Aviação, Espaço e Defesa na Interpretação dos Requisitos da norma SAE AS9100D Quality Management Systems.

Formar Auditores Internos de Sistemas de Gestão da Qualidade na Indústria de Aeronáutica, Espaço e Defesa, e desenvolver as habilidades necessárias para planejar, preparar e conduzir auditorias conforme diretrizes da norma ABNT NBR ISO19011:2018.

 

PÚBLICO ALVO

Diretores, Representantes da Direção, gerentes, especialistas, auditores e demais profissionais envolvidos na implementação e auditorias do Sistema de Gestão da Qualidade Aeroespacial.

 

METODOLOGIA

Todos os requisitos da norma de sistema de gestão da qualidade para as indústrias de aeronáutica, espaço e defesa são apresentados e exemplificados para o participante entender termos importantes como gestão da configuração, segurança do produto, rastreabilidade e confiabilidade.

Um estudo de caso é desenvolvido com a simulação de uma auditoria real de modo que o participante planeje, prepare e conduza a auditoria para esclarecer dúvidas durante o treinamento.

Ao final do treinamento é aplicada uma avaliação para confirmar o entendimento do conteúdo pelo participante e esclarecer posteriormente as dúvidas relacionadas ao treinamento.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Requisitos da norma SAE AS9100 D:2016

Termos e definições Requisitos da norma

  1. Contexto da organização

4.1 Entendendo a organização e seu contexto

4.2 Entendendo as necessidades e expectativas de partes interessadas

4.3 Determinando o escopo do sistema de gestão da qualidade

4.4 Sistema de gestão da qualidade e seus processos

4.4.1 Requisitos de clientes, estatutários e regulamentares aplicáveis ao sistema de gestão da qualidade

4.4.2 Estabelecer e manter informações documentadas

 

  1. Liderança

5.1 Liderança e comprometimento

5.1.1 Generalidades

5.1.2 Foco no cliente

 

5.2 Política

5.2.1 Desenvolvendo a política da qualidade

5.2.2 Comunicando a Política da Qualidade

 

5.3 Papéis, responsabilidades e autoridades organizacionais

 

  1. Planejamento

6.1 Ações para abordar Riscos e Oportunidades

6.1.1 Riscos e Oportunidades

6.1.2 Plano de ações

 

6.2 Objetivos da qualidade e planejamento para alcançá-los

6.2.1 Requisitos

6.2.2 Plano de ações

 

6.3 Planejamento de mudanças

 

  1. Apoio

7.1 Recursos

7.1.1 Generalidades

7.1.2 Pessoas

7.1.3 Infraestrutura

7.1.4 Ambiente para a Operação dos Processos

7.1.5 Recursos de Monitoramento e Medição

7.1.5.1 Generalidades

7.1.5.2 Rastreabilidade de medição

 

7.1.6 Conhecimento organizacional

 

7.2 Competência

7.3 Conscientização

7.4 Comunicação

7.5 Informação documentada

7.5.1 Generalidades

7.5.2 Criando e atualizando

7.5.3 Controle de informação documentada

7.5.3.1 Disponibilidade, adequação e proteção

7.5.3.2 Distribuição, acesso, preservação, retenção e disposição

 

  1. Operação

8.1 Planejamento e controle operacionais

8.1.1 Gestão do Risco Operacional

8.1.2 Gestão de Configuração

8.1.3 Segurança do produto

8.1.4 Prevenção de peças adulteradas

 

8.2 Requisitos para produtos e serviços

8.2.1 Comunicação com o cliente

8.2.2 Determinação de requisitos relativos a produtos e serviços

8.2.3 Análise crítica de requisitos relativos a produtos e serviços

8.2.3.1 Assegurar a capacidade de atender aos requisitos para produtos e serviços

8.2.3.2 Registro

8.2.4 Mudanças nos requisitos para produtos e serviços

 

8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços

8.3.1 Generalidades

8.3.2 Planejamento de projeto e desenvolvimento

8.3.3 Entradas de projeto e desenvolvimento

8.3.4 Controles de projeto e desenvolvimento

8.3.4.1 Testes para verificação e validação

8.3.4.2 Saídas de projeto e desenvolvimento

8.3.4.3 Mudanças de projeto e desenvolvimento

 

8.4 Controle de processos, produtos e serviços providos externamente

8.4.1 Generalidades

8.4.1.1 Processo de aprovação, cadastro e controle

8.4.2 Tipo e extensão do controle

8.4.3 Informações para provedores externos

 

8.5 Produção e provisão de serviço

8.5.1 Controle de produção e de provisão de serviço

8.5.1.1 Controle de Equipamentos, Ferramentas e Programas de Software

8.5.1.2 Validação e Controle de Processos Especiais

8.5.1.3 Verificação do Processo de Produção

8.5.2 Identificação e rastreabilidade

8.5.3 Propriedade pertencente a clientes ou provedores externos

8.5.4 Preservação

8.5.5 Atividades pós-entrega

8.5.6 Controle de mudanças

 

8.6 Liberação de produtos e serviços

8.7 Controle de saídas não conformes

8.7.1 Processo de controle de não conformidade

8.7.2 Registros

 

  1. Avaliação de desempenho

9.1 Monitoramento, Medição, Análise e Avaliação

9.1.1 Generalidades

9.1.2 Satisfação do cliente

9.1.3 Análise e avaliação

 

9.2 Auditoria interna

9.2.1 Condução das auditorias internas

9.2.2 Programa, plano, critérios, processo e registros de auditoria

 

9.3 Análise crítica pela direção

9.3.1Generalidades

9.3.2 Entradas de análise crítica pela direção

9.3.3 Saídas de análise crítica pela direção

 

  1. Melhoria

10.1 Generalidades

10.2 Não conformidade e ação corretiva

10.2.1 Tratamento de não conformidades

10.2.2 Registros

10.3 Melhoria contínua

 

 Diretrizes da norma ABNT NBR ISO 19011:2018

  • Princípios de auditoria
  • Riscos e oportunidades do Programa de auditoria
  • Fases da auditoria
  • Métodos de auditoria
  • Atributos e papéis de auditores internos, guias e observadores
  • Competência e avaliação de auditor
  • Aspectos humanos e comportamentais envolvidos nas auditorias

 

DA INSCRIÇÃO

O cliente reconhece que, ao efetuar a inscrição, está se comprometendo a participar do treinamento nas datas e horários estipulados, assim como a efetuar o pagamento da inscrição mediante confirmação do curso. Valor e forma de pagamento previamente acordado.

 

DIREITOS AUTORAIS

As apostilas, marcas e logotipo são devidamente protegidos por meio de registro de marcas e direitos autorais, não podendo ser reproduzidos ou copiados, sob pena de ser considerado ato passível de enquadramento no Código Penal Brasileiro.

 

AVALIAÇÃO

Ao final do treinamento é aplicada uma avaliação para confirmar o entendimento do conteúdo pelo participante. O certificado de conclusão de curso é emitido mediante 75% de presença nas aulas e aproveitamento com nota 6 na avaliação final.

 

INVESTIMENTO

Associado: R$ 900,00*

Não Associado: R$ 1.200,00

 

FORMAS DE PAGAMENTO

PIX, Transferência ou Depósito Bancário.

Boleto bancário: à vista

Cartão de crédito: à vista ou parcelado até 3 vezes.

*Associados ao CIESP - pagamento poderá ser faturado para até 15 dias no boleto.

 

O valor apresentado contempla:

Material didático digital em PDF 

Certificado em PDF assinado digitalmente – Estará disponível após a quitação do Treinamento, e será necessário atingir 70% de presença para emissão.

 

MAIS INFORMAÇÕES

Telefone: (12) 3921.7922 | 99717-7949

WhatsApp: 12 99717-7949

E-mail: cursos.sjc@ciesp.com.br

 

INSTRUTOR

Valéria Montandon

Engenharia Mecânica graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993)

Engenheira da Qualidade (CQE - 2006) e Auditora da Qualidade (CQA - 2006). 

Mestre em Gestão da Inovação (ITA), Engenheira Mecânica com ênfase em Produção (UFMG) e certificada como Auditora, Black Belt, Gestora e Engenheira da Qualidade (ASQ).

Membro do Comitê Brasileiro da Qualidade - CB25/ABNT na ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Membro sênior da American Society for Quality (ASQ), possui as certificações Gestor da Qualidade e Excelência Organizacional (CMQ/OE - 2014), Black Belt Seis Sigma (CSSBB - 2013).

Experiência na área de Desenvolvimento Enxuto de Produtos e Manufatura Enxuta, atuando como Engenheira da Qualidade em equipes multidisciplinares no desenvolvimento e fabricação de aeronaves comerciais, aeronaves executivas e sistemas de direção de veículos automotores.

Experiência nos setores aeronáutico, siderúrgico e de autopeças, tendo coordenado equipes na implementação e manutenção de sistemas de gestão da qualidade.

Coordenou a nacionalização de colunas de direção, envolvendo treinamento em plantas localizadas na França e Espanha.Sua experiência inclui desenvolvimento e gestão da qualidade de fornecedores aeronáuticos no Brasil, Espanha, Inglaterra, EUA e Canadá.

Conduziu auditorias de sistema da qualidade e auditorias de processos em fornecedores nacionais e internacionais.

Dados do participante
Associado
Dados da Empresa
Responsável Financeiro
Forma de Pagamento
Faturar para: