Interpretação de Requisitos e Formação de Auditor Interno da Norma SAE AS9100D:2016
12 de março de 2025
DIAS 12, 13 e 14 de Março/2025
HORÁRIO: DAS 08H30 ÀS 17H30 – CARGA HORÁRIA 24H
HÍBRIDO – CIESP S.J.CAMPOS (Escolha sua modalidade: On-line ou Presencial)
O CIESP SJC reserva-se o direito de alterar local, datas, horários, metodologia ou cancelar o curso, conforme o número de interessados.
OBJETIVO
Capacitar envolvidos na Gestão da Qualidade em Organizações de Aviação, Espaço e Defesa na Interpretação dos Requisitos da norma SAE AS9100D Quality Management Systems.
Formar Auditores Internos de Sistemas de Gestão da Qualidade na Indústria de Aeronáutica, Espaço e Defesa, e desenvolver as habilidades necessárias para planejar, preparar e conduzir auditorias conforme diretrizes da norma ABNT NBR ISO19011:2018.
PÚBLICO ALVO
Diretores, Representantes da Direção, gerentes, especialistas, auditores e demais profissionais envolvidos na implementação e auditorias do Sistema de Gestão da Qualidade Aeroespacial.
METODOLOGIA
Todos os requisitos da norma de sistema de gestão da qualidade para as indústrias de aeronáutica, espaço e defesa são apresentados e exemplificados para o participante entender termos importantes como gestão da configuração, segurança do produto, rastreabilidade e confiabilidade.
Um estudo de caso é desenvolvido com a simulação de uma auditoria real de modo que o participante planeje, prepare e conduza a auditoria para esclarecer dúvidas durante o treinamento.
Ao final do treinamento é aplicada uma avaliação para confirmar o entendimento do conteúdo pelo participante e esclarecer posteriormente as dúvidas relacionadas ao treinamento.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Requisitos da norma SAE AS9100 D:2016
Termos e definições Requisitos da norma
- Contexto da organização
4.1 Entendendo a organização e seu contexto
4.2 Entendendo as necessidades e expectativas de partes interessadas
4.3 Determinando o escopo do sistema de gestão da qualidade
4.4 Sistema de gestão da qualidade e seus processos
4.4.1 Requisitos de clientes, estatutários e regulamentares aplicáveis ao sistema de gestão da qualidade
4.4.2 Estabelecer e manter informações documentadas
- Liderança
5.1 Liderança e comprometimento
5.1.1 Generalidades
5.1.2 Foco no cliente
5.2 Política
5.2.1 Desenvolvendo a política da qualidade
5.2.2 Comunicando a Política da Qualidade
5.3 Papéis, responsabilidades e autoridades organizacionais
- Planejamento
6.1 Ações para abordar Riscos e Oportunidades
6.1.1 Riscos e Oportunidades
6.1.2 Plano de ações
6.2 Objetivos da qualidade e planejamento para alcançá-los
6.2.1 Requisitos
6.2.2 Plano de ações
6.3 Planejamento de mudanças
- Apoio
7.1 Recursos
7.1.1 Generalidades
7.1.2 Pessoas
7.1.3 Infraestrutura
7.1.4 Ambiente para a Operação dos Processos
7.1.5 Recursos de Monitoramento e Medição
7.1.5.1 Generalidades
7.1.5.2 Rastreabilidade de medição
7.1.6 Conhecimento organizacional
7.2 Competência
7.3 Conscientização
7.4 Comunicação
7.5 Informação documentada
7.5.1 Generalidades
7.5.2 Criando e atualizando
7.5.3 Controle de informação documentada
7.5.3.1 Disponibilidade, adequação e proteção
7.5.3.2 Distribuição, acesso, preservação, retenção e disposição
- Operação
8.1 Planejamento e controle operacionais
8.1.1 Gestão do Risco Operacional
8.1.2 Gestão de Configuração
8.1.3 Segurança do produto
8.1.4 Prevenção de peças adulteradas
8.2 Requisitos para produtos e serviços
8.2.1 Comunicação com o cliente
8.2.2 Determinação de requisitos relativos a produtos e serviços
8.2.3 Análise crítica de requisitos relativos a produtos e serviços
8.2.3.1 Assegurar a capacidade de atender aos requisitos para produtos e serviços
8.2.3.2 Registro
8.2.4 Mudanças nos requisitos para produtos e serviços
8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços
8.3.1 Generalidades
8.3.2 Planejamento de projeto e desenvolvimento
8.3.3 Entradas de projeto e desenvolvimento
8.3.4 Controles de projeto e desenvolvimento
8.3.4.1 Testes para verificação e validação
8.3.4.2 Saídas de projeto e desenvolvimento
8.3.4.3 Mudanças de projeto e desenvolvimento
8.4 Controle de processos, produtos e serviços providos externamente
8.4.1 Generalidades
8.4.1.1 Processo de aprovação, cadastro e controle
8.4.2 Tipo e extensão do controle
8.4.3 Informações para provedores externos
8.5 Produção e provisão de serviço
8.5.1 Controle de produção e de provisão de serviço
8.5.1.1 Controle de Equipamentos, Ferramentas e Programas de Software
8.5.1.2 Validação e Controle de Processos Especiais
8.5.1.3 Verificação do Processo de Produção
8.5.2 Identificação e rastreabilidade
8.5.3 Propriedade pertencente a clientes ou provedores externos
8.5.4 Preservação
8.5.5 Atividades pós-entrega
8.5.6 Controle de mudanças
8.6 Liberação de produtos e serviços
8.7 Controle de saídas não conformes
8.7.1 Processo de controle de não conformidade
8.7.2 Registros
- Avaliação de desempenho
9.1 Monitoramento, Medição, Análise e Avaliação
9.1.1 Generalidades
9.1.2 Satisfação do cliente
9.1.3 Análise e avaliação
9.2 Auditoria interna
9.2.1 Condução das auditorias internas
9.2.2 Programa, plano, critérios, processo e registros de auditoria
9.3 Análise crítica pela direção
9.3.1Generalidades
9.3.2 Entradas de análise crítica pela direção
9.3.3 Saídas de análise crítica pela direção
- Melhoria
10.1 Generalidades
10.2 Não conformidade e ação corretiva
10.2.1 Tratamento de não conformidades
10.2.2 Registros
10.3 Melhoria contínua
Diretrizes da norma ABNT NBR ISO 19011:2018
- Princípios de auditoria
- Riscos e oportunidades do Programa de auditoria
- Fases da auditoria
- Métodos de auditoria
- Atributos e papéis de auditores internos, guias e observadores
- Competência e avaliação de auditor
- Aspectos humanos e comportamentais envolvidos nas auditorias
DA INSCRIÇÃO
O cliente reconhece que, ao efetuar a inscrição, está se comprometendo a participar do treinamento nas datas e horários estipulados, assim como a efetuar o pagamento da inscrição mediante confirmação do curso. Valor e forma de pagamento previamente acordado.
DIREITOS AUTORAIS
As apostilas, marcas e logotipo são devidamente protegidos por meio de registro de marcas e direitos autorais, não podendo ser reproduzidos ou copiados, sob pena de ser considerado ato passível de enquadramento no Código Penal Brasileiro.
AVALIAÇÃO
Ao final do treinamento é aplicada uma avaliação para confirmar o entendimento do conteúdo pelo participante. O certificado de conclusão de curso é emitido mediante 75% de presença nas aulas e aproveitamento com nota 6 na avaliação final.
INVESTIMENTO
Associado: R$ 900,00*
Não Associado: R$ 1.200,00
FORMAS DE PAGAMENTO
PIX, Transferência ou Depósito Bancário.
Boleto bancário: à vista
Cartão de crédito: à vista ou parcelado até 3 vezes.
*Associados ao CIESP - pagamento poderá ser faturado para até 15 dias no boleto.
O valor apresentado contempla:
Material didático digital em PDF
Certificado em PDF assinado digitalmente – Estará disponível após a quitação do Treinamento, e será necessário atingir 70% de presença para emissão.
MAIS INFORMAÇÕES
Telefone: (12) 3921.7922 | 99717-7949
WhatsApp: 12 99717-7949
E-mail: cursos.sjc@ciesp.com.br
INSTRUTOR
Valéria Montandon
Engenharia Mecânica graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993)
Engenheira da Qualidade (CQE - 2006) e Auditora da Qualidade (CQA - 2006).
Mestre em Gestão da Inovação (ITA), Engenheira Mecânica com ênfase em Produção (UFMG) e certificada como Auditora, Black Belt, Gestora e Engenheira da Qualidade (ASQ).
Membro do Comitê Brasileiro da Qualidade - CB25/ABNT na ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Membro sênior da American Society for Quality (ASQ), possui as certificações Gestor da Qualidade e Excelência Organizacional (CMQ/OE - 2014), Black Belt Seis Sigma (CSSBB - 2013).
Experiência na área de Desenvolvimento Enxuto de Produtos e Manufatura Enxuta, atuando como Engenheira da Qualidade em equipes multidisciplinares no desenvolvimento e fabricação de aeronaves comerciais, aeronaves executivas e sistemas de direção de veículos automotores.
Experiência nos setores aeronáutico, siderúrgico e de autopeças, tendo coordenado equipes na implementação e manutenção de sistemas de gestão da qualidade.
Coordenou a nacionalização de colunas de direção, envolvendo treinamento em plantas localizadas na França e Espanha.Sua experiência inclui desenvolvimento e gestão da qualidade de fornecedores aeronáuticos no Brasil, Espanha, Inglaterra, EUA e Canadá.
Conduziu auditorias de sistema da qualidade e auditorias de processos em fornecedores nacionais e internacionais.